O Panteão Orc
- rolad20rpg
- 22 de jan. de 2016
- 4 min de leitura
Se você tem a concepção que Orcs são criaturas 100% estupidas e que só servem como fonte de xp para seus personagens esqueça!
A Verdade é que orcs tem sim uma sociedade bem definida e consequentemente seu próprio panteão, e acredite ou não, nem todos são “o deus da destruição”.

Bahgtru:
Deus estúpido da força física pura que desprezava as armas e a magia igualmente. Ele era filho de Gruumsh.
Os seguidores de Bahgtru eram muitas vezes os mais fortes das tribos de orcs, e foram obrigados a ser inabalavelmente leais ao seu chefe - até que ele foi derrotado em um desafio de força física ou foi morto. A lealdade dos fieis de Bahgtru só existia internamente nos clãs aumentando assim a rivalidade entre tribos orcs.
Bahgtru serviu lealmente a Gruumsh, e era temido pelos outros deuses orcs pela sua força. Opôs-se as divindades goblinoid, Seldarine (divindade élfica) e divindades silvestres. Ele respeitava os deuses Anões por sua força (o que é bem estranho), mas teria gostado de esmagar seus crânios (típico de orcs). Bahgtru também odiava as divindades do engano; Baravar Cloakshadow, Cyric, e Mask.
Simbolo profano de Bahgtru:

Por sua força física recebeu os títulos de “O Forte”, “O Quebrador de pernas” e “O Filho de Gruumsh”, e para demonstrar toda essa força sua arma favorita era a manopla com cravos.
Gruumsh:
Gruumsh (pronuncia-se "groomsh") foi um deus orc e uma divindade maior. Ele foi concebido com um olho, era uma divindade adorada principalmente pelos orcs e orogs.
Orc sacerdotes de guerra usava um tapa-olho para simbolizar seu culto a divindade orc. Eles também vestiam roupas vermelhas escuras, blindados com elmos de guerra com placas negras, seu animal sagrado era o rato atroz, seu santo dia era a lua nova, e ele era adorado em tocas orcs onde o sangue era sacrificado a ele mensalmente.
Gruumsh era o deus da destruição desenfreada, isso acabou levando as multidões selvagens contra postos avançados da civilização. Ele era adorado por orcs e meio-orcs e passou a dominar alguns dos outros humanoides selvagens também. Gruumsh era um deus brutal que detestava Corellon Larethian (criador dos elfos).
Gruumsh disse a seus adoradores para fazer o seguinte:
Reúna a raça, e os números devem florescer.
Levante-se em hordas e aproveite aquilo que é seu por direito.
Pilhar, Matar e Conquistar.

Fiéis de Gruumsh foram chamados Gruumans.
Embora Gruumans sustentassem que seu deus veio ao mundo com um olho, os eladrin afirmam que ele perdeu um olho em combate com Corellon. Os dois poderes divinos lutaram inúmeras vezes, e se tornaram amargos inimigos.
Gruumsh detem os títulos de “Aquele que nunca dorme”, “aquele que olha” e “O deus de um único olho” e tem como a lança longa sua arma favorita.
Gruumsh lutou e matou Re, o líder do panteão Mulhorandi, durante o auge das Guerras Orcgate. Este foi o primeiro caso registrado de deicídio
Ilneval:
(Pronuncia-se “mal -nev-all”) é uma divindade menor do panteão Orc. Um líder de guerra astuto que inspira grande lealdade em seus seguidores, ele é muito diligente no planejamento de suas estratégias para a vitória. Ele é considerado o padroeiro dos híbridos de orcs, como orogs e tanarukks.

A Igreja de Ilneval ocupa uma posição de destaque na vida tribal Orc, perdendo apenas para a igreja de Gruumsh, e eles trabalham em conjunto para oprimir outras religiões, a fim de garantir que a posição permaneça incontestável. Muitos membros do clero são oficiais em exércitos tribais, respondendo apenas ao seu chefe.
Embora a igreja de Gruumsh seja responsável pela emissão da chamada para chamar a horda, cabe ao templo de Ilneval “organizar” as tribos rebeldes em uma horda, unidos contra um inimigo comum.
A celebração mais assustadora do ano é realizada anualmente quando Clérigos de Ilneval montam hordas de orcs guerreiros para marchar contra terras civilizadas em um festival de destruição e violência.
O Símbolo de Ilneval é uma espada ensanguentada, e ele carrega os títulos de “O Líder da Horda”, “O Criador da Guerra” e como se não fosse pouco “O Tenente de Gruumsh”.
Preciso dizer que ele e amplamente adorado por Bárbaros?
Shargaas:
Shargaas é a divindade orc da escuridão, noite, discrição, ladrões, e os mortos-vivos. Seu símbolo é uma caveira em uma lua crescente vermelha.

Shargaas vive na noite eterna, um sistema imenso de caverna abaixo da camada mais baixa conhecida do plano de Geena, Krangath. Foi dito que suas cavernas estendiam-se para sempre. As únicas criaturas capazes de ver na escuridão de lá são ele mesmo, seus orc’s e suplicantes meio-orc servos de espírito.
Sacerdotes de Shargaas vestem uma armadura de couro e chapéus vermelhos e pretos. Seu animal sagrado é o morcego. Seus santos dias estão nas luas novas. Os artigos roubados são sacrificados a ele mensalmente. Shargaas detém os títulos de “O Senhor da Noite”, “A Lâmina no Escuro” e “O Perseguidor Inferior”.
Yurtrus:
Enquanto Shargaas simboliza o medo do que se esconde nas entranhas da terra, Yurtrus encarna a ameaça constante da morte e pragas com as quais os orcs vivem todos os dias. O Senhor do vermes não fala ou se comunica, mas às vezes é receptivo às orações e sacrifícios que lhe são oferecidos para salvar um indivíduo ou uma tribo dos estragos da doença. Descreve-o como um orc cujo corpo é cobertos de feridas, exceto as mãos.

Para além de algumas ordens monásticas, a igreja não é organizado, Yurtrus e seu clero está disperso entre numerosas tribos e clãs. Os sacerdotes são raramente líderes tribais, mas o terror inspirado por seu deus lhes dá maior independência.
A Igreja de Yurtrus também é responsável por supervisionar as reservas alimentares da tribo, determinando quando a carne está podre ou a água está poluída demais para ser consumida, assim, algumas tribos começaram a adorar Yurthur como Divindade da alimentação e saúde.
Os sacerdotes e seguidores de Yurtrus oram no crepúsculo por suas magias.
Yurtrus carrega os títulos de “Mãos Brancas”, “O Senhor dos Vermes” e “O Apodrecido”, o mais interessante é que esta divindade luta com suas mãos vazias, sem arma.
Luthic:

(looth -ick) foi a deusa orc das cavernas e companheira de Gruumsh.
Existem pouquíssimas informações sobre esta deusa. Mas sabe-se que ela carrega os títulos de “mãe das cavernas” e “Bruxa da lua de sangue”, seu símbolo significa “casa” ou “entrada de caverna”, muitos orcs também a associam com a fertilidade, medicina e servidão.
Mais informações em: http://forgottenrealms.wikia.com/wiki/Category:Orc_deities
Comments